Doutor, qual o seu verdadeiro valor?

Você está visualizando atualmente Doutor, qual o seu verdadeiro valor?

Conversa do dia:

🙋🏻‍♀️ “- Doutor, de zero a dez, quanto você classifica a sua entrega em qualidade de serviço médico?”

👨🏻‍⚕️ “- Dez!”

🙋🏻‍♀️ “- Também de 0 a 10, quanto você acha que, em média, os seus pacientes entendem que você entrega exatamente que ele busca, quando marca uma primeira consulta com você?

👨🏻‍⚕️ “- Dez!”

🙋🏻‍♀️ “- 10? 100% de eficiência e de satisfação?!”

👨🏻‍⚕️ “- Tá bom… Nove, então.”

🙋🏻‍♀️ “- Bem, e por que motivo o Doutor tem baixo índice de fidelização, muitos pedidos cancelamento / remarcação de consulta, alto índice de pedidos de descontos, e baixo índice de retenção em programas de acompanhamento e tratamento?”

👨🏻‍⚕️ “- Bem, é que… assim, o fato é que… estes dados são verdade?”

💎 Doutores, a verdade é exposta quando adotamos métricas, quando medimos os números, quando analisamos os dados de forma inteligente e sistemática.

E a verdade, para muitos médicos (e isto serve para todos os profissionais da saúde), é que eles e elas estão tão envolvidos no operacional, e tão restritos à dimensão técnica, que tocam a gestão do próprio negócio (o consultório) como um barco à deriva.

A conversa que narrei acima aconteceu com um novo mentorado da Jornada Médico de Alto Valor, durante os primeiros minutos da reunião em que lhe apresentei o diagnóstico mais detalhado sobre a realidade do seu consultório. Nenhuma surpresa até aqui. À imensa maioria dos novos mentorados faltam ferramentas, faltam técnicas, faltam estratégias. É a realidade de muitos médicos e médicas na gestão de seus consultórios.

E o que deve ser feito para colocar a gestão do seu consultório em rota segurada e adequada?

💎 A primeira coisa a fazer é definir sua proposta de valor, respondendo:

  • quem eu quero atender? qual o perfil de paciente ideal para meu modelo de negócio?
  • quais as suas dores, necessidades, desejos e anseios?
  • o que eu posso fazer de melhor para entregar mais do que o binômio consulta <> prescrição?
  • o que eu posso praticar (e comunicar) o overdelivery, de modo a superar todas as expectativas do meu paciente?
  • o que deve ser feito para oferecer a melhor experiência de atendimento possível, e entregar qualidade de vida ao meu paciente?
  • que técnicas de gestão do relacionamento deve integrar ao meu atendimento, para encantar e fidelizar o paciente?

👇🏻

Parece muita coisa? 💁🏻‍♀️ E se eu disser a você que não é!?

E digo mais: você mesmo pode criar as perguntas que deve responder, e será capaz disto se você ajustar a sua mentalidade aos princípios abaixo:

1. Eu sou médico-gestor, e também tenho um negócio para gerir.
2. Meu paciente também é meu cliente, e meu objetivo é a satisfação dele em todos os aspectos: do resultado médico à experiência do atendimento.
3. O valor da minha Medicina vai além da técnica médica, e por isto eu devo construir a minha proposta de valor com base em gestão e posicionamento.

💡 É deste ponto de partida, com nova mentalidade e novas crenças, que você passará a enxergar o exercício da Medicina em sua essência: fazer o bem para os outros e para si.

Empacote a sua qualidade técnica juntamente com atenção, conforto, segurança, confiança, disponibilidade e conveniência. Adicione camadas de valor ao conhecimento médico, e entregue aos seus pacientes.

💎 Comunique e execute sua proposta de valor. Isto é fazer bem para os outros: pacientes, sua família, a sociedade.

💎 Seja admirado, valorizado e bem remunerado por isto. Isto é fazer bem para si: orgulho profissional e liberdade financeira.

Jornada MAV - O valor de ser único
Jornada MAV – O valor de ser único

Eu sei que você quer praticar a Medicina em que acredita, e sei que para isto você precisa de condições favoráveis e recursos disponíveis – o que inclui a estabilidade financeira para seu consultório e, também, para seu orçamento pessoal. E para pavimentar o caminho das oportunidades, o seu comportamento como Gestor é tão importante quanto sua técnica médica. A mentalidade empreendedora é decisiva para o seu profissional. E não estou falando apenas de “ser empresário”!

Ser empreendedor é ser gestor, líder, comunicador; ser empreendedor é gerar valor com a implementação de métodos e adoção de ferramentas que geram melhores resultados e mais satisfação. Na Jornada Médico de Alto Valor, você terá acesso a todas as estratégias e ferramentas essenciais e necessárias para que você seja capaz modular o seu sucesso como médico, guiado pelo Valores MAV:

  • Autoridade, admiração e respeito são edificados com base na integridade, ética, transparência e nas relações de confiança.
  • Soluções com praticidade e simplicidade: ser orientado por resultados eficientes – e além da qualidade técnica médica.
  • Foco no paciente-cliente, que é o centro da decisão clínica (dimensão paciente), sendo sempre a razão do negócio (dimensão cliente).
    • Personalização e customização são a chave da execução ótima.
    • Humanização e atenção plena são a chave para geração de valor e satisfação do paciente.
    • Segredo da gestão de qualidade: ser orientados por dados e números, e adotar as técnicas e ferramentas adequadas (protocolos, roteiros e scripts; planilhas etc.), com atenção plena às pessoas; tudo alinhado ao exercício da Medicina de Alto Valor.
  • Todos os objetivos estratégicos devem ser moldados respeitando os valores.
  • Aprendizado contínuo: o conhecimento é a base para tomar as melhores decisões como médico-gestor e médico-líder. Colocar-se sempre na condição de aprendiz, em busca constante de expansão das habilidades e competências, dentro e fora da Medicina.

Para você ter sucesso profissional e realização pessoal, muito além do conhecimento e do acesso às ferramentas, é fundamental implementar um método para executar as estratégias adequadamente.

Você merece isto. Seus pacientes merecem isto. 🙋🏻‍♀️ E eu pergunto: você está disposto e preparado para esta percorrer esta jornada de construção, entrega e realizações?

YouTube @milabristot
YouTube @milabristot

Deixe um comentário