💎 Doutor, o único lugar onde você tem liberdade para definir a sua proposta de valor, e está livre para precificar seu serviço de forma justa, é no SEU consultório médico.
Hoje, pode parecer muito cômodo que você trabalhe para os outros, vendendo sua hora trabalhada para plantões e clínicas populares; ou mesmo lotando sua agenda com pacientes de planos de saúde – que sequer são seus pacientes, viu?
👇🏻
Vamos considerar um médico que, em 2015 e no início da sua carreira, recebia em torno de R$1000 por plantão (12h). Passados 8 anos e já especialista, hoje este médico ganha, em média, $1500 pela cansativa jornada hospitalar noturna.
Um incremento de médio de 50%, frente à inflação acumulada de 64% neste período (2015-2023).
🔸 Parece confortável, não?
Mas este aparente conforto tem sustentabilidade ao longo do tempo, da sua vida e da sua carreira profissional?
😱 Doutor(a), você já parou pra pensar que este conformismo pode cobrar um preço caro, no futuro?
1. Trata-se de uma prestação de serviço com vínculo contratual, em que nenhum dos pacientes é, de fato, seu paciente. Ademais, este vínculo pode ser encerrado a qualquer momento, por simples decisão do seu contratante; o que decerto tem o potencial de abalar o seu orçamento, gerando insegurança financeira.
2. Em plantões e clínicas alheias, você não decide como entregar o valor do seu conhecimento. Afinal, você tem compromisso com regras impostas, e metas para bater. E, ainda que você discorde da qualidade experiência do paciente, você pouco pode opinar (e até corre o perigoso isto de normalizar, e ficar insensível a este importante fator: a satisfação do seu paciente).
3. No atual mercado de serviços de saúde, a tendência é que os intermediários (hospitais, convênios e planos de saúde etc.) promovam mais redução do repasse, diminuam as condições de trabalho, e desqualifiquem o exercício da Medicina.
🤔 Há até algumas questões que você se responder, Doutor(a):
– Ao atender por planos de saúde, ou em regime de plantões ou clínicas populares: você está praticando a Medicina em que acredita? É este mesmo o atendimento que você projetou para seus pacientes?
– Você de fato entrega ao paciente todo o valor de seu conhecimento médico, e lhe proporciona uma experiência de qualidade, nas condições de atendimento que os plantões, clínicas e planos impõem a você?
📢 Pense nisto, Doutor(a)!
😨 Considere e avalie o custo-benefício das suas condições de trabalho daqui 10, 20, 30 anos. Você vai querer mesmo, depois de décadas de Medicina, continuar no estressante regime plantonista, ou sendo empregado dos outros?
💎 Talvez seja hora de você tomar a decisão de investir na gestão do seu consultório, e conquistar a plena liberdade de decidir os rumos da sua carreira médica, o valor e qualidade que você entrega aos seus pacientes, e ser devidamente recompensado por tudo isto: com autoridade, admiração e reconhecimento.
Eu sei que neste momento você deve estar pensando:
“Entendi a importância do consultório, e quero sim virar a chave da minha carreira médica.
A questão é que eu sou um médico, durante anos me formei para ser médico de qualidade; mas não aprendi a ser gestor, e não sei como tocar um consultório com visão de negócio, para fazê-lo crescer. Até tenho me esforçado neste sentido, mas não sei se estou fazendo a coisa do jeito certo.”
🎉 Duas boas notícias para você:
1. Aplicar gestão no seu consultório é muito mais fácil que exercer a Medicina.
2. Eu sei o que deve ser feito e, principalmente, eu sei como fazer para colocar o seu consultório dos trilhos do crescimento.
E posso guiar e ajudar você!
Acesse o link a seguir, e descubra a Jornada Médico de Alto Valor, um programa de mentoria que está conduzindo vários médicos ao sucesso na gestão dos seus consultórios, com entrega de resultados e satisfação para os pacientes, e plena segurança e sustentabilidade financeiras.
👉🏼 https://camilabristot.com.br/jmav-blog/
#JornadaMAV #MédicoAltoValor